Gustavo Mendes
Projeto gráfico e editorial da revista TBT
Projeto gráfico e editorial completo desenvolvido para as futuras publicações da revista TBT.

contexto
Esta edição da revista TBT tem como tema geral a música, em específico o rock de meados dos ano 2.000. A mídia tem como principal função despertar a nostalgia no leitor, além de trazer fotos, fatos e curiosidades inéditos ou pouco conhecidas dos principais artistas e eventos.
A versão apresentada está especificamente falando do rock brasileiro em meados dos anos dois mil, mas o grande fio editorial da projeto é poder falar abertamente de música nacional e estrangeira, independente do país ou época. Trazendo consigo contextos culturais distintos e imergindo o leitor nessa experiência.
Os interessados no projeto tem como característica um apego emocional forte com seus artistas preferidos ou curiosos que querem adentrar em um contexto completamente diferente daquilo que estão acostumados.
Público
O usuário final da revista é quem se interessa por música no geral e suas características históricas e demográficas.
Linguagem
O texto construído de maneira informal, utilizando de termos coloquiais e gírias de época, que façam parte do universo atual da música e do contexto onde a revista está inserida.
Relação com o leitor
Apesar de se tratar de uma publicação inserida no contexto atual, seu conteúdo está lidando com fatos históricos e personagens de outra época, por isso o conteúdo busca criar uma relação de intimidade para aproximar o leito e criar ligações com outras áreas do conhecimento.
Tratamento das informações
Uma curadoria prévia é feita por editores e revisores para certificar a excelência gramatical e veracidade das informações e dados.
O projeto
O projeto desde do seu briefing inicial ao arquivo enviado para a gráfico durou pouco mais de um mês e minha participação foi desenvolver por inteiro o projeto gráfico da publicação.


seções
Sumário
Objetivo do sumário é informar o leitor de forma rápida a organização o conteúdo e paginação da edição.
Entrevista
A todo momento artistas estão ou estiveram colocando planos em práticas ou colocando suas opiniões a respeito do mundo. Na entrevista a ideia é aproximar o leitor do seu artista ou grupo musical.
Acontecimento histórico
Um dos pilares da TBT é inserir o leitor no contexto apresentado pela revista, essa seção será mais rica em detalhes, trazendo consigo fotos e possíveis depoimentos de quem viveu o ocorrido.
Curiosidades
Informações “mastigadas”, mas que conseguem manter o público por dentro de todo o ocorrido, em curiosidades o contexto é rapidamente apresentado e contextualizado com fatos de um evento ou artista.
Mini-jogos
Um pequeno momento de interatividade entre publicação e leitor, além de ser uma homenagem a revistas “pré-internet”.

publicidade
O periódico será mantido por meio de publicidades que se alinhem ao projeto gráfico e editorial da publicação.
Deveres do anunciantes
Fechado nas espcificações:
Página simples: 21,5cm x 28cm
Qualidade: 300 dpi em formato TIFF



O moodboard junto com o briefing guiou o caminho criativo para o desenvolvimento desta publicação.
capa e contracapa
A capa da TBT de todas edições traz com consigo uma imagem da matéria principal, com a marca da revista centralizada na parte superior dentro de uma box com cantos arredondados e cor contrastante.
A parte inferior estão as chamadas da matéria dentro de bom na cor da paleta principal do projeto gráfico.
A contracapa é a continuação da imagem que caso não seja suficiente pode ser aumentada por inteligência artificial.


marca
Foi escolhida para a marca a fonte Zucchero Stencil, esta escrita tem peso e mancha gráfica interessante para transmitir a o conceito da revista. Por se tratar de uma fonte com poucas curvas e com pouco espaço vazio, ela se torna disruptiva, ao mesmo tempo efetiva em materiais impressos.
TBT
tipografias
Texto
A fonte do corpo do texto é a Suisse Serif corpo 10 pt, peso regular, fonte serifada para facilitar a leitura impressa, com tamanho ideal para corpo de texto longo em revista, formando uma mancha cinza que não polui visualmente a página e se adequa ao tamanho da coluna.
Olho
É formado pela fonte Suisse BP Int’l, tamanho 18, peso black, com alinhamento à esquerda e próximo ao texto, respeitando o grid. Pode variar apenas a cor, desde que case com a cor ressaltada na matéria em que está presente.
Créditos
A fonte dos créditos das matérias e fotos é a Suisse Serif tamanho 7 pt, peso regular. Fica localizado no início da matéria, quando relacionado ao autor, na posição vertical, próximo ou sobre a margem. Pode também estar próximo à foto a que se refere dentro da matéria.
Títulos
Para títulos das matérias é usada a fonte Vina Sans, com tamanhos variando entre 50 e 150pt. Com o corpo de texto mais sutil, os títulos tem uma mancha gráfica mais forte e salta visualmente a página, gerando um contraste interessante.
