Gustavo Mendes
Máscaras do folclore japonês (Tengu, Oni, Kitsune)
Ilustrações desenvolvidas tendo como base o folclore nipônico e suas referências estéticas e gráficas.

tengu
O Tengu é um ser místico das florestas e montanhas encontrado no folclore japonês.
Acredita que possuíam vários poderes sobrenaturais, entre eles a capacidade de mudar de formas, teletransporte e a habilidade singular de penetrar no sonho dos “mortais”.
O Tengu é um guerreiro habilidoso, mas sua principal diversão é causar desordem.
Eles gostam de pregar peças em sacerdotes budistas que incorrem no pecado do orgulho, as autoridades que usam seu poder ou sabedoria para adquiri fama e os samurais que se tornavam arrogantes.
Eles também são frequentemente usados como decoração, pois acredita-se que os Tengus assustam os maus espíritos e trazem boa sorte.


oni
O Oni é uma criatura folclórica japonesa. O termo Oni pode ser traduzido como demônio, diabo, ogro ou espírito de uma pessoa falecida.
O Oni pode certamente ser encontrada torturando os pecadores no inferno ou ameaçando seres humanos neste mundo, procurando nas e povoados de lugares distantes, e montando nas nuvens como os espíritos do vento e do trovão.
Enquanto nos cantos folclóricos os Onis são geralmente criaturas maliciosas, antropófagas a serem temidas e destruídas por heróis errantes, o Oni pode também ter uma função protetora.
Oni é uma parte chave do feriado japonês conhecido como setsubun. Este festival marca o começo da primavera, e o ano novo no antigo calendário lunar. Pessoas como máscaras do ogro são ritualmente afastados, simbolicamente protegendo o ano vindouro do infortúnio e do mal.


kitsune
Kitsune significa “raposa”em japonês. A palavra, no entanto, é uma onomatopeia do “kitsu”, que significa “o ganido da raposa”, e acabou tornando-se o nome do animal em tempos antigos.
É dito que, no Japão, sua imagem simboliza inteligência, sabedoria e, de acordo com relatos contidos em várias lendas à seu respeito, são animais com poderes mágicos (místicos), sagrados ou amaldiçoados.
Lendas sobre as kitsune quase sempre englobam sabedoria. Feito isso, elas representam bem o velho ditado que diz “esperto como uma raposa.”

